A cidade da Guarda vai acolher o II Congresso Mundial de Turismo do Interior, nos dias 18 e 19 de novembro, numa organização da Associação Ibérica de Turismo do Interior.
Durante dois dias, a Guarda será o centro de reflexão, debate e cooperação em torno dos grandes desafios dos territórios de interior, reunindo decisores políticos, especialistas, entidades públicas, empresas, universidades, académicos e profissionais do turismo. A realização do congresso conta com o apoio do Município da Guarda, enquanto cidade anfitriã, e do Turismo Centro de Portugal, entidade regional de turismo do território onde decorre o evento. A iniciativa conta ainda com o apoio institucional da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, da Entidade Regional de Turismo do Algarve e da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, reforçando a dimensão nacional do congresso e a importância do Turismo do Interior no contexto das várias regiões portuguesas. Nesta edição, Castelo Branco será a Cidade Convidada e a Diputación de Cáceres será a Região Convidada, contribuindo para a afirmação de uma visão comum para os territórios do Interior Ibérico. Depois do sucesso da primeira edição, realizada em Cáceres, o congresso regressa em 2026 com uma dimensão internacional reforçada, contando já com a confirmação de representantes de países como Espanha, Jordânia, Irlanda, Colômbia, Alemanha, Egito, Estados Unidos da América, Bolívia, Polónia, Argentina e Angola.
O programa abordará temas centrais para o futuro destes territórios, através de painéis como o Turismo ibérico: concorrência ou complemento; O Interior fala: o que pensam os que lá vivem sobre o turismo; Quando o turismo renasce das cinzas: destinos após incêndios e catástrofes; Cultura, identidade e emoção: o poder das narrativas locais; Turismo e emoção: o que sentimos quando viajamos e quando recebemos; E se o turismo parasse? Viagem a um futuro sem turistas; E se deixar de haver sazonalidade? Os desafios de adaptação do turismo às alterações climáticas.
O congresso contará também com uma área de exposição, que regista já 35 espaços ocupados, demonstrando o interesse crescente de entidades, empresas, municípios e agentes do território em marcar presença neste encontro internacional dedicado
ao Turismo do Interior. O Congresso terá uma vertente académica muito relevante, com comunicações apresentadas por diversos académicos, reforçando a ligação entre conhecimento científico, investigação aplicada e desenvolvimento dos territórios de interior. Para além dos painéis de debate, estão ainda previstas três comunicações, que permitirão aprofundar temas estratégicos para o futuro do turismo, dos territórios e das comunidades que vivem no Interior. A edição de 2026 pretende reforçar a afirmação do Interior como tema central nas políticas e estratégias do turismo, mostrando que estes territórios têm conhecimento, experiências, identidade e soluções próprias para partilhar à escala internacional.
Mais do que um espaço de debate, o 2.º Congresso Mundial de Turismo do Interior será um ponto de encontro entre territórios, instituições, empresas, universidades e profissionais que acreditam no potencial do Interior enquanto espaço de conhecimento,
autenticidade, cooperação e oportunidade. Mais informações e próximas atualizações poderão ser consultadas no site oficial da AITI: https://www.aitiweb.org


